CORPO DOCENTE

Núcleo de Línguas Estrangeiras

Adriana Ramos

É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se especializou como professora de Lengua y Literaturas Españolas pela Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI). Tem mestrado em Letras Neolatinas pela UFRJ e doutorado em Língua Espanhola e Linguística Aplicada. Atualmente, é doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

lattes.png

Alessandra Bittencourt

Graduada em Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestre em Letras, Linguística (UERJ). Tem experiência no ensino de línguas para fins específicos, no trabalho com gêneros textuais e na produção de material didático.

lattes.png

Cláudia Lopes

É doutora em Línguistica Aplicada no programa Interdisciplinar de Línguistica Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os seus principais objetos de pesquisa são a Formação Continuada de professores em serviço e a interdisciplinaridade. Atua como docente na esfera pública federal. Atualmente é coordenadora de línguas estrangeiras no Ensino Médio Técnico Integrado no CEFET/RJ unidade Maracanã. Já foi professora adjunta de inglês da graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Relações Internacionais (LEANI) e no curso de Pós Graduação em ensino de línguas adicionais no CEFET/RJ.Já atuou como coordenadora pedagógica do Ensino Médio Integrado ao Técnico do CEFET de 2014 até 2015 Obteve o título de mestre em Julho de 2007 na Universidade Federal do Rio de Janeiro no programa de Lingüística Aplicada. Obteve seu título de especialista em Linguística Aplicada na Universidade Federal Fluminense.Colaboradora na produção de material didático para o PNLD em línguas estrangeiras.

lattes.png

Gileade Godoi

Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense, possui graduação em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora do CEFET-RJ, onde ministra aulas de francês na graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, onde também é coordenadora do curso, bem como Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no ensino médio. Já lecionou Português como língua estrangeira e é avaliadora CELPE-BRAS, exame de proficiência de Português como língua estrangeira. Atuou, na mesma instituição, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, inquisição, memória, transferências, identidade.

lattes.png

Maxuel Rodrigues (In Memoriam)

Mestre em Letras Neolatinas - Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui graduação em Letras - Português-Francês também pela UFRJ. Tem como linhas de pesquisa o Ensino de Língua Francesa, Produção Textual, Leitura e Gêneros Textuais e Representações Sociais.

Lidiane dos Santos

Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). É Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2015). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, campus Maracanã. Já atuou no segundo segmento da Educação Fundamental em diversas prefeituras e no ensino superior no curso de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Linguística.

lattes.png

Wagner Belo

Possui graduação em Letras e especialização em língua espanhola instrumental para leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Línguas Neolatinas pela UFRJ. Coordenou o escritório de cooperação internacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais como Assessor de Relações Internacionais além de ter sido professor nesta mesma instituição. Participa de programas internacionais de formação de professores de idiomas e colabora com programas de intercâmbio em diversos países, também integra o Grupo de Trabalho de Políticas de Internacionalização no Ministério de Educação dentro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), em Brasília.. Tem experiência na área de educação internacional, cooperação acadêmica internacional, gestão de acordos bilaterais internacionais, mobilidade estudantil, gerenciamento de projetos internacionais, além de temas relacionados ao ensino de língua.

lattes.png

Núcleo de Relações Internacionais

Alessandro Biazzi

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor do núcleo de Relações Internacionais do bacharelado e vice-coordenador do curso. Tem experiência na área de Relações Internacionais; Economia Política Internacional, Setor Energético e Integração Regional na América Latina e Internacionalização das Cidades

lattes.png

Elizeu Santiago

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ) e Visiting Fellow na Harvard University; mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio). Graduado em Relações Internacionais pela UNESA. Tem experiência nas áreas de Negociações Internacionais, Política Externa Brasileira e Pensamento Político Brasileiro.

lattes.png

Nuno Fragoso

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, mestre em Estudos Africanos pelo IUL - Lisboa e doutor em Political studies pelo King's College London. Tem experiência nas áreas de Governança, Estado e Sociedade Civil na África Austral, Economia Política e Economia do Desenvolvimento e Direitos Humanos na África.

lattes.png

Núcleo de Administração, Economia e Direito

Alexandre Ali

Mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas, no PPRO do CEFET/RJ (Início 2017). Especialização em MBA em Educação Corporativa , pela UVA (2012). Graduado em Administração Industrial pelo CEFET-RJ (2003) e em Licenciatura de História pela UVA (2009). Formado no ensino técnico mecânico do CEFET-RJ. Atuação acadêmica como professor de pré-vestibular comunitário de 2001 até 2006 e professor colaborador do CEFET-RJ, de 2004 até 2013, ministrando disciplinas, orientando projetos finais e participando de bancas de projetos finais no Curso de Graduação de Administração Industrial. Ingressando como professor efetivo no CEFET-RJ, Campus Nova Friburgo, desde 2014, atuando nos cursos de Gestão em Turismo, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica e Técnico em Informática, nas disciplinas de Administração. Sub coordenador da Pós graduação Lato Sensu de Turismo Sustentável de fevereiro á setembro de 2015, auxiliando na criação do PPC e criação desta pós no Campus. Professor da disciplina de Plano de Negócios na Pós de Turismo Sustentável. Membro do NDE do colegiado de turismo de setembro de 2014 à junho de 2016. De 17 de Setembro de 2015 à 16 de Fevereiro de 2016, atuando como Gerente Administrativo do Campus Nova Friburgo. Atuação como Professor Conselheiro da Enactus CEFET-RJ Maracanã e desenvolvendo a criação da Enactus CEFET-RJ Nova Friburgo e da Empresa Junior - Hórus Consultoria Junior , no Campus Nova Friburgo. Em 2017, recebi o prêmio de Professor Conselheiro do Ano da Enactus Brasil como, premiação a participação na Enactus World Wide, em Londres. Atualmente no DEPEA - Departamento de Educação de Administração do Campus Maracanã, desde julho de 2017. Como professor de Administração. E desde fevereiro de 2018 , como subcoordenador do departamento. Estagiário na CBV Indústria Mecânica. Técnico, Especialista, Kaizen Leader e Black Belt na Owens Illinois do Brasil (antiga Cisper) na Área de Produção e Lean Six Sigma (1995 até 2009). Atuação como Coordenador de Desenvolvimento de Produção na Owens Illinois do Brasil, de 2012 à 2014. Supervisor, Coordenador de Produção e Coordenador de Manutenção da AmBev Vidros Rio desenvolvimento de trabalhos com o Centro Técnico para desenvolvimento de operadores da Fábrica Rio e treinamentos para a ABI University (Estados Unidos), além de Auditor internacional de Fábricas de Vidro fornecedoras das Cervejarias da Ambev na América Central e do Sul (2009 à 2012).

lattes.png

Andrezza Costa

Mestre em Filosofia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharel em Direito pela UNICAP, é professora de Direito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ. Atualmente é conselheira da entidade estudantil ENACTUS (CEFET/RJ),  uma organização mundial, sem fins lucrativos, que visa criar projetos que impactem grupos de pessoas no âmbito social e ambiental. Tem experiência nas áreas de Direito Empresarial, Econômico e Tributário, Ética e Filosofia Política. Atua no Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI).

lattes.png

Paulo Henrique Oliveira

Professor do curso de Administração do CEFET-RJ, professor conselheiro da IETEC (Incubadora Tecnológica do CEFET), e pesquisador nas áreas de: Marketing, Estratégia Empresarial, e Ensino baseado em Jogos de Negócios. Doutorando no programa de Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET-RJ, Mestre em Economia e Gestão Empresarial (UCAM), é administrador com ênfase em Marketing (ESPM), possui MBA em Gestão de Projetos (FGV) e especialização em Economia (UCAM). 

lattes.png

Roberto Pascarella

Mestre em Administração Pública (2008) pela EBAPE/FGV, pós-graduando em Turismo pelo Observatório de Inovação em Turismo (EBAPE/FGV) e Graduado em Administração de Empresas pela UNESA (2004). É professor convidado do CEFET/RJ no curso de Administração Industrial e consultor em projetos do Núcleo de Turismo, além de pesquisador associado do Núcleo de Gestão de Carreiras e do Núcleo de Análises e Projetos Socioambientais (todos da Fundação Getulio Vargas).

lattes.png

Núcleo de Linguagem, Cultura e Sociedade

Alexander Magalhães

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2007). Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (2004). Desde 2009 é Professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Ensino de Sociologia e Ciências Sociais em geral. Tem interesse nas áreas de Sociologia da Religião, Sociologia Urbana, Teoria Social, Pensamento Social Brasileiro e Ensino de Sociologia. Atualmente pesquisa juventude pentecostal em contextos urbanos.

lattes.png

Elisangela Santos

Professora e Pesquisadora da Área Temática de Cultura e Sociedade do Bacharelado em Línguas Estrangeiras aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) do CEFET-RJ, campus Maracanã. Pós- Doutorada no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2016). Doutora em Ciências Sociais pela UNESP-FCL Araraquara (2013). Mestre em Sociologia (2008) e graduada em Ciências Sociais, Bacharelado e Licenciatura (2003) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Etnografia. Tem como temas de estudo: etnografia, catolicismo popular, religiões de matriz africana, narrativas orais mítico-póetico-musicais populares, culturas populares, cultura caipira, etnomusicologia, estudos culturais, relações étnico-raciais. 

lattes.png

Roberto Borges

Coordena o Programa de Pós-graduação stricto sensu em Relações Étnico-Raciais (PPRER). Leciona no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) e no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER), do CEFET/RJ. É pós-doutorado em Comunicação (ECO/UFRJ), doutor em Estudos da Linguagem (UFF), mestre em Língua Portuguesa (UERJ); especialista em Língua Portuguesa (UFRJ) e graduado em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (FAHUPE). Atua na área Interdisciplinar, com foco nas práticas identitárias em mídias filmográficas, no Ethos, nas relações raciais, raça e racismo.

lattes.png

Leandro Cristóvão

Bacharel e Licenciado em Letras Português-Espanhol pela UFRJ, especialista em Língua Espanhola - Instrumental para Leitura pela UERJ, mestre em Letras Neolatinas - Estudos Linguísticos pela UFRJ e doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Tem como linhas de pesquisa: relação discurso-identidades sociais; contemporaneidade e imagem social das línguas;  e (multi, inter, trans)culturalismo e educação.

lattes.png

Soraia Toledo

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense - LATEC/Uff (2016)). Especialista em Educação Especial na Área de Deficiência Auditiva pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e especialista em Planejamento Urbano-Ambiental pela Faculdade Santa Dorotéia (2009). Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1992). Certificada pelo PROLIBRAS em proficiência no ensino da LIBRAS (2015) e na tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras - nível superior (2007). Docente EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Tem experiência na área de ensino (Libras, Educação Especial e Inclusão Educacional) com ênfase na formação inicial e continuada de docentes.

lattes.png

Núcleo de Turismo e Eventos

Claudia Fragelli

Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). Bacharel em Turismo (FACHA-1995), com pós-graduação em nível de Especialização em Gestão Ambiental (EE/UFRJ - 2003) e Gestão da Qualidade do Ar (LEPA/UFRJ - 2003). Desde 2006 atua como docente lotada na Coordenadoria de Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ). Atualmente coordena a Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo (CEFET/RJ) no âmbito do Consórcio CEDERJ/CECIERJ. Tem experiência como pesquisadora e consultora junto à organizações governamentais e não-governamentais de turismo e meio ambiente. Pertence ao grupo de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade ? GAPIS/UFRJ/CNPq e Turismo Verde: Indicadores Sociais e Econômicos e Iniciativas de Base Comunitária. Principais temas de pesquisa: turismo, áreas protegidas, gestão ambiental e inclusão social.

lattes.png

Felipe Felix

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010), graduação em Produção Cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2010) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Doutorando em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ) e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET-RJ, Campus Maracanã.

lattes.png

Nadson Souza

Bacharel e Licenciado em História em 1999 pela UFRR. É especialista em Ecoturismo pela UFLA. Possui o Curso Superior em Tecnologia em Turismo com Habilitação em Hotelaria IUJLC. Mestre em Planejamento Turístico pela UNEFM (Venezuela) em 2006 e mestre em Relações Etnicorraciais pelo CEFETRJ no ano de 2014. É doutorando em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS – UFRJ). Tem como linhas de pesquisa os estudos afro-brasileiros, estudos indígenas, populações tradicionais, gênero e diversidade.

lattes.png
O site é um projeto de alunos e para alunos.