Diretoria de pesquisa & extensão
QUEM É LIANE?
Nascida junto com o LEANI no CEFET/RJ, Liane é a mascote do nosso curso. Ela é uma ornitorrinca e consideramos que ela é o animal que mais nos representa. Por quê? O ornitorrinco é um animal mamífero, que vive na água e é o único mamífero ovíparo. Ainda não entendeu? Estamos alocados em uma instituição tradicionalmente voltada para a área tecnológica, porém somos um curso de humanas.
O QUE É O LIANE'S POST?
SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PROJETOS
Gestão da cooperação internacional
A gestão da cooperação internacional dos processos vinculados ao setor produtivo é uma área muito nova e ainda pouco estudada pelas entidades de formação de profissionais que se encarregam desta demanda. A presente área de interesse em pesquisa se propõe a se estabelecer como um espaço de análise crítico-reflexiva dos processos de gestão da internacionalização, de identificação dos mecanismos adotados para sua implementação, além de problematizar a mensuração de impactos como forma de identificação dos benefícios que esta área temática é capaz de gerar.
Wunderkammer - as influências e referências alemãs na história da arte no Brasil
Este projeto tem por objetivo pesquisar e estudar a relação entre Brasil e Alemanha através do contexto cultural, a partir da História da Arte. O desenvolvimento deste trabalho se inicia com um levantamento de dados bibliográficos sobre a presença de referências artísticas e artistas alemães no Brasil e uma análise de como essa relação se estabelece. Com foco nas artes do século XIX e XX, sobretudo a arte moderna, temos como objetivo levantar as obras e exposições relacionadas ao tema Brasil e Alemanha em dois museus, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM- RJ) e a Pinakothek der Moderne de Munique, estabelecendo, assim uma relação entre os dois países através de duas grandes cidades que possuem não apenas tradição artística, mas também intensa atividade turística. A proposta de estudo das artes brasileira e alemã também tem como foco analisar de que maneira tal influência germânica apresenta-se em referências do Turismo, através de atrativos culturais e artísticos.
O projeto será dividido em 3 (três) partes a serem desenvolvidos em 2018/2, 2019/1 e 2019/2. A primeira parte consiste no levantamento bibliográfico inicial e pesquisa no Arquivo Documental do MAM-RJ e tem como produto final um artigo com a compilação de todas as informações. Tais dados servirão de base para análise posterior na segunda etapa do projeto, juntamente com o grupo interdisciplinar de pesquisadores e alunos do curso de graduação Tecnológica em Gestão de Turismo (TGT) e do bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas à Negociações Internacionais (LEANI). Através desse grupo de estudos e pesquisa, na terceira etapa vamos elaborar um documento com o resultado do levantamento que possa resultar em um minicurso na Semana de Extensão ou uma mesa redonda de discussão e debate em que temas como Arte, Turismo e Relações Internacionais possam dialogar e apresentar propostas de integração. A quarta e última etapa consiste na organização dos dados de pesquisa levantados no formato de Blog para ampla divulgação na internet, disponibilização de proposta de roteiros turísticos culturais no Rio de Janeiro e o mesmo em Munique com a temática do projeto, análise dos materiais relativos aos dois museus de arte moderna de ambas as cidades e a elaboração de um próximo trabalho em que este projeto possa se estender para a Hochschule München, universidade alemã em Munique com a qual o CEFET/RJ possui vínculo de convênio institucional.
Brandstorm L’Oreal
Brandstorm L'oreal é uma competição mundial entre universitários empreendedores, cerca de 34 mil estudantes de 63 países diferentes. A ideia é criar alguma inovação dentro da linha de produtos escolhida pela L'oreal em cada ano, e pode te levar à sede da L'oreal em Paris e abrir várias oportunidades profissionais.
A competição deste ano já encerrou o prazo de inscrições, mas o projeto de extensão tem como objetivo prepará-los para este tipo de competição, mesmo que o grupo decida não se inscrever nas próximas edições do Brandstorm L'oreal.
**Atenção, é OBRIGATÓRIO ter inglês fluente para participar deste projeto. Vocês formarão grupos de 3 universitários de qualquer curso do CEFET-RJ e vão desenvolver um projeto como se estivessem participando da edição deste ano (lançar algo inovador na linha Skincare). Serão avaliados de forma similar à competição e receberão orientações do professor para atingir seu maior potencial.