top of page

I LEANI MUN: Tema A


A ameaça de um conflito internacional de nível nuclear cresce à medida que líderes de potências com alto poder de fogo malogram em acordar o fim de tensões que colocam em perigo a paz e a ordem do sistema internacional. Contemporaneamente, o mundo assiste com preocupação à escalada de tensões na península coreana, sintoma inequívoco dos perigosos trazidos pelo nuclearização dos arsenais militares.


Após os conflitos ocorridos na Primeira e Segunda Guerra Mundial, coube a ONU servir de fórum de encontro para a deliberação de assuntos pertinentes à segurança internacional. Desde a ameaça inquietante da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, a organização vem servindo de espaço privilegiado para o debate de projetos que visem o congelamento da produção dos arsenais com grande poder de destruição, quando não mesmo o desarmamento gradual em escala internacional.


No entanto, as potências nuclearizadas, entre as quais estão os membros permanentes do Conselho de Segurança, vêm falhado em cumprir o clamor da comunidade internacional em prol da redução dos armamentos de destruição em massa. Teme-se que um conflito entre duas potências militares possa desencadear consequências irreversíveis para a paz e a estabilidade do sistema internacional.


Visando dirimir essas inquietações, a Secretária Geral do LEANI MUN convoca os representantes dos países membros da ONU a debater e propor ações que visem ao fim das tensões internacionais. Ao final do primeiro dia de debates, espera-se que os negociadores presentes apresentem um projeto de declaração com medidas concretas a tornar o mundo um ambiente mais seguro para as relações internacionais.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page